Mais um ano chega ao seu término e trazendo uma caminhada nova para nosso Santuário da Medalha Milagrosa. No último dia 17 de dezembro, houve o desligamento oficial do Santuário da antiga Paróquia Nossa Senhora das Graças, composta por mais outras sete comunidades, até então chamada Paróquia Nossa Senhora das Graças. Agora com o desvinculamento do Santuário da Paróquia, a Igreja do Senhor Bom Jesus, localizada no Bairro Água Limpa, se torna a nova sede paroquial, onde a atual paróquia passa a se chamar “Paróquia do Senhor Bom Jesus” em Volta Redonda, a única com este título em nossa Diocese e tendo como Pároco o Revmo. Pe. Daniel Cézar.
Agora caminhamos unicamente como Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, porém com uma Missão ainda mais ampla, pois nosso Santuário tem um caráter diocesano, pertence a toda Diocese, é a casa da Mãe, ao qual deve estar sempre na prontidão em acolher a todos, assim como expressa a própria imagem de nossa padroeira, a Mãe que estende os seus braços para acolher e abençoar a todos. Ela é a Medianeira de todas as Graças, pois como disse uma vez São Bernardo de Claraval: “Deus assim quis em seus desígnios de amor, que nenhuma de suas Graças chegassem até nós sem que passasse pelas mãos de Maria Santíssima.”
Duas características devem marcar um Santuário: a acolhida e a oração. Um Santuário deve ser um lugar onde os momentos de oração e a vivência dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Confissão dos pecados, devem ser abundantes, a fim de atrair e alimentar a fé de um número cada vez maior de fiéis peregrinos. Vale a pena recordarmos as palavras de nosso Papa Francisco aos Reitores de Santuários de várias partes do mundo, no 2º encontro internacional, no último 11 de novembro na praça de São Pedro em Roma: “Que esses lugares especiais, sejam antes de tudo, lugares de oração, com atenção aos Sacramentos e à acolhida de todos. E que não haja obstáculo algum para que os peregrinos recebam o perdão e a Misericórdia do Pai, pelo Sacramento da Confissão.”
Eis a nossa principal Missão como Santuário Mariano Diocesano da Medalha Milagrosa: Fazer deste local sagrado, um lugar de oração, de acolhida e de consolo, onde todos os que aqui se achegarem, experimentem a ternura do Coração de Jesus sob o olhar materno de Nossa Senhora das Graças. Que todos estejamos de mãos dadas e corações unidos para que cumpramos com fidelidade essa Missão que nos foi confiada. Que o ciúmes, a discórdia e as rivalidades não nos atrapalhem nessa bonita e árdua jornada. “A Missão é de todos nós e não apenas de alguns”. Deus nos abençoe e conceda a todos um feliz e fecundo 2024, cheio das alegrias do céu.
Volta Redonda, 01 de janeiro de 2024.
Padre Alexandre da Silva Melo
Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa